O Centro Cultural Coreano no Brasil (KCCB) se prepara para celebrar seu 10º aniversário com a realização do evento ‘Florescer’ (em coreano: 꽃 피우다) neste domingo, 22 de outubro. A celebração objetiva honrar uma década de promoção da cultura coreana e atividades culturais entre Brasil e Coreia.
Um dos destaques do evento será a exposição ‘Flores em Hanji’, inaugurada no mesmo dia, e que permanecerá no KCCB até 31 de janeiro de 2024. A exposição, simbolizando o florescimento da cultura coreana no Brasil, é conduzida pela artista Imina, especializada em hanji, proveniente da região de Jeonju. Imina apresentará uma exibição espacial que funde flores feitas com hanji e flores brasileiras também elaboradas com hanji, acompanhadas de pintura tradicional coreana.
O evento também contará com um espaço dedicado à promoção do papel Hanji, em colaboração com o Centro da Indústria Cultural do Papel Hanji sob a Administração Cultural dos Artesanatos da Coreia. Este espaço tem o propósito de ressaltar os valores funcionais, históricos e a estética do papel hanji.
As comemorações se estenderão ao longo do dia com diversas performances ao ar livre na Avenida Paulista, em frente ao prédio do KCCB, das 12h às 16h. Na abertura, as equipes artísticas coreanas ‘InPungRyu’ e ’20th Century B-Boys’ apresentarão performances especiais compostas por danças folclóricas tradicionais coreanas e danças breakdance.
Além dos grupos convidados da Coreia, haverá apresentações de equipes locais brasileiras como ‘Gamuseong’ (interpretando música no gayageum, um instrumento musical tradicional coreano, dança tradicional coreana), ‘MGDM’ (dança urbana moderna & DJing), além de performances tradicionais folclóricas por grupos da Associação Unida dos Artistas Culturais Coreanos Brasileiros. As equipes K-pop cover dance ‘KC Girls’ e a equipe de demonstração de taekwondo liderada pelo mestre Lim Yeon-cheol, enviado pela Kukkiwon, também marcarão presença no evento.
Além das exposições e performances, o público poderá participar de workshops especiais com a artista Mina Lee, que abordarão a arte do hanji kkot. Os workshops ocorrerão no prédio do KCCB e as vagas são limitadas, sendo preenchidas por ordem de chegada.
Confira a programação completa: