A FA, equivalente a Federação Inglesa de futebol, denunciou nesta terça-feira, dia 10 de setembro, o meio campista do Tottenham e da Seleção uruguaia, Rodrigo Bentancur, por injúria racial, por uma “piada” racista que o jogador fez em entrevista à tv uruguaia, usando como tema a etnia de Heung Min Son.
O caso aconteceu em junho, durante uma série de entrevistas para veículos de imprensa uruguaios, que o jogador participou, para falar sobre as expectativas em relação a disputa da Copa América pela seleção do país, que era tida como uma das favoritas ao título.
O jogador, de 27 anos, que defende as cores do clube inglês desde de janeiro de 2022, fez a “piada” em resposta a um repórter que ao abordar a relação do seu entrevistado com os companheiros de time, pediu em tom de brincadeira, a camisa do craque sul-coreano, veja:
“Sonny? Pode ser o primo do Sonny também, já que eles são todos iguais.”
Após a repercussão negativa, Bentancur foi às redes sociais para pedir desculpas pelo que classificou como uma “piada muito ruim”.
O Tottenham prontamente se manifestou repudiando a “brincadeira” e dando apoio à Son, que posteriormente disse que Bentancur sabe que o que fez foi errado, aceitou as desculpas e que nada mudaria na relação entre eles.
Apesar de tudo parecer bem entre os jogadores, a FA, que vem fazendo um trabalho árduo no combate de discriminação no futebol ingês, inclusive tendo banido dos estádios torcedores que cometeram crime de racismo contra o próprio Son, enquadrou Bentancur no artigo E3.1 do conjunto de regras, que fala sobre “má conduta durante uma manifestação na mídia” com o agravante de “referir-se de maneira explícita, ou implicita à nação, raça ou origem etnica de outra pessoa”
Vale ressaltar, que a temporada do futebol inglês se iniciou há apenas três semanas, e isso fez com que o caso fosse investigado só agora.
Se condenado, Bentancur pegará de seis a doze jogos de suspensão, Ele terá até 19 de setembro para apresentar sua defesa.
Seguimos repudiando qualquer tipo de ato preconceituoso e seguiremos acompanhando os desdobramentos deste caso.
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram,Threads, Runbler, Bluesky, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
Fontes: (1) (2) (3) |Fotos: Divulgação / Instagram @fifawomensworldcup
Veja mais: