China expulsa vice-chefe das Forças Armadas e outros oito generais por corrupção

He Weidong, segundo no comando do Exército chinês e membro do Politburo, foi removido do Partido e da Comissão Militar Central após investigação do Ministério da Defesa.

A China anunciou nesta sexta-feira (17) a expulsão de nove altos oficiais militares, incluindo He Weidong, vice-presidente da Comissão Militar Central (CMC) e um dos membros mais poderosos das Forças Armadas do país.

O Ministério da Defesa informou que todos foram excluídos do Exército e do Partido Comunista Chinês após uma investigação por corrupção e violação grave de disciplina partidária.

He Weidong era o segundo no comando da CMC e também integrava o Politburo, principal órgão de decisão do partido, composto por 24 membros. Ele é o primeiro membro em exercício da atual formação do Politburo a ser formalmente investigado por corrupção.

Segundo o porta-voz do ministério, coronel Zhang Xiaogang, os casos envolvem “valores particularmente altos” e “impacto extremamente negativo”. Zhang afirmou que o resultado das investigações levou à expulsão imediata dos nove oficiais.

Além de He Weidong, foram investigados Miao Hua, ex-membro da CMC responsável pela área política e ideológica das forças armadas; He Hongjun, seu vice; e Wang Xiubin, ex-diretor do Centro de Comando de Operações Conjuntas da CMC.

Outros nomes incluem Lin Xiangyang, ex-comandante do Comando do Teatro Oriental; Qin Shutong, ex-comissário político do Exército; Yuan Huazhi, ex-comissário político da Marinha; Wang Houbin, ex-comandante da Força de Foguetes; e Wang Chunning, ex-comandante da Polícia Armada Popular.

A expulsão de He Weidong marca mais um capítulo na campanha anticorrupção do presidente Xi Jinping, que desde 2012 já afastou dezenas de generais e altos funcionários sob acusações de má conduta, suborno e abuso de poder.

O Ministério da Defesa classificou o caso como “um alerta severo” e afirmou que as investigações continuam em andamento.

Fonte: (1) | Foto: Tyrone Siu/Reuters

Editora-Chefe at  | daniele.almeida@asiaon.com.br | Website |  + posts

Dani Almeida é jornalista (MTB 0095360/SP) e estudou Ciências Sociais na UNIFESP. Atua como editora no Portal Asia ON e na Tune Wav, é colunista no Portal IT Life e redatora.

Veja também!