Conheça Kazu Miura, o jogador de futebol mais velho em atividade

Aos 55 anos de idade, o lendário jogador japonês Kazu Miura está próximo de ser reforço do Oliveirense, da Segunda Divisão de Portugal.

Longevidade deveria ser acompanhada no dicionário pela foto do meia atacante Japonês Kazuyoshi Miura. O atacante chegará a 38ª temporada como jogador profissional, sem nenhuma previsão de se aposentar.A imprensa japonesa dá como certo que o veterano se juntará à equipe da região do Porto, para o restante da temporada 22/23.

Os portugueses tentam evitar seu retorno à terceira divisão, onde estiveram até ano passado.

Kazu no Brasil

Kazu iniciou sua carreira como jogador profissional na temporada 1985/86, com a camisa do Santos.

O sonho de ser jogador de futebol trouxe um jovem Kazu de 15 anos de idade sozinho para o “país do futebol”, aprovado em testes no futsal da Juventus da Mooca, o japonês se destacou e recebeu a oportunidade de ir ao time santista. 

Kazu Miura
Kazu jogando pelo Palmeiras

Foi o primeiro Japonês a marcar um gol como profissional no Brasil. na ocasião jogava pelo XV de Jaú, o gol foi em partida do campeonato paulista, contra o Corinthians.

Ainda defendeu as cores de Palmeiras – SP, Matsubara e Coritiba, ambos do Paraná, e do CRB de Alagoas.

Kazu pelo mundo

Depois de jogar em países como Croácia e Itália voltou a seu país natal na temporada 99/00. 

O astro ainda passou rapidamente pelo Sydney FC da Austrália para jogar o Mundial de clubes, no ano de 2005. 

Na liga japonesa, Kazu defendeu por 16 anos a camisa do Yokohama FC e desde o início de 2022 se aventura na 4ª divisão do país pelo Suzuka Point Getters.

Curiosamente, o jogador que estava nos principais momentos da Seleção Japonesa de Futebol após a popularização e profissionalização do esporte no país, não jogou uma Copa do Mundo.

Kazu Miura
Kazu pela Seleção do Japão

Em 1994, os “Samurais Azuis” perderam na repescagem para a Seleção do Iraque, aos 45 do segundo tempo, no que ficou conhecido entre os japoneses como “a agonia de Doha”, no mesmo estádio onde a equipe venceria em 2022 a Seleção Alemã, pela Copa do Mundo.

Em 1998, na Copa da França, o técnico japonês optou por não levar o já experiente jogador.

Kazu foi o artilheiro do Japão nas eliminatórias e um dos principais responsáveis pela classificação ao Mundial.

Em 2002, quando a copa foi sediada no Japão e Coreia, Miura já havia deixado espaço para os mais jovens no time nacional.

No ano de 2012, vestiu mais uma vez a camisa da Seleção de seu país, mas agora em quadra, defendendo a Seleção Japonesa de Futsal, na Copa do Mundo da modalidade. 

Pela Seleção Japonesa principal, “King Kazu” fez 55 gols e venceu uma Copa Asiática de Nações em 1992. Ainda em forma e conhecendo como poucos os caminhos do campo o japonês ainda pode ser bastante útil em um campeonato mais modesto da Europa.

 

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

 

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Fontes: (1) (2) (3) (4) (5) | Foto: Divulgação/Instagram @kingkazumiura

 

Veja também!