Foto: Divulgação/ Edição Asia ON
As principais notícias da semana reunidas para você!
-
Notícias
⇒ Na ultima quinta-feira, 25 de fevereiro, um apresentador da rádio alemã Bayern 3 foi acusado de xenofobia após comparar o grupo sul-coreano BTS ao coronavírus. Matthias Matuschik, se irritou com o cover que o grupo fez de “Fix You” da banda Coldplay no acústico da MTV e disse:
“Esses pequenos burros se gabam do fato de terem feito um cover de ‘Fix You’ do Coldplay, isso é uma blasfêmia”, disse Matuschik, descrevendo os integrantes do BTS como “alguns vírus de baixa qualidade que, com sorte, também haverá uma vacina em breve.”
Logo em seguida, talvez percebendo o teor de xenofobia em seu comentário anterior, ele disse:
“Você não pode me acusar de xenofobia. Eu tenho um carro da Coreia do Sul. Eu tenho o carro mais legal de todos.”
Assista a performance lendária do cover de “Fix You” que o BTS fez:
* O ASIA ON E TODA A SUA EQUIPE REPUDIAM OS ATOS DE XENOFOBIA E RACISMO #RacismIsNotAnOpinion
⇒ Neste domingo, 28, mais uma vez o kpop está nos trending topics mundiais e dessa vez juntamente com o Spotify. A plataforma de streaming retirou dezenas de músicas de kpop do seu catálogo.
Artistas como IU, SF9, Monsta X, Hyuna, Mamamoo, Kard e outros que tem como distribuidora a empresa sul-coreana KakaoM foram excluídas da plataforma no mundo todo.
Alguns artistas foram afetados totalmente e outros parcialmente, já que apenas as músicas licenciadas a partir de 2019 foram retiradas.
O KakaoM é uma das maiores distribuidoras de músicas da Coreia do Sul e tem entre as suas plataformas o MelOn, também de streaming musical.
O Spotify entrou no mercado sul-coreano no início de fevereiro, começando assim os conflitos com a KakaoM. Um funcionário da KakaoM informou ao The Korea Herald que a disputa entre as duas empresas segue sem solução.
“No momento, ainda estamos em discussão com o Spotify para oferecer nossa música em sua plataforma”.
⇒ No dia 21, domingo, um incêndio florestal atingiu a cidade de Ashikaga, província de Tochigi, leste do Japão. De acordo com a prefeitura de Tochigi e os governos da cidade de Ashikaga, o incêndio começou por volta das 15h30 do domingo (03h30 da manhã aqui no Brasil), próximo ao topo do Monte Ryogai, cerca de 3 quilômetros a noroeste da estação Ashikaga.
⇒ Equipes de resgate na província de Sulawesi Central, na Indonésia, procuraram sobreviventes na quinta-feira, 25, depois que um deslizamento de terra em uma área de mineração ilegal de ouro matou seis pessoas, informou a agência de busca e resgate.
⇒ Macacos ainda são forçados a colher cocos na Tailândia, apesar de polêmicas. Meses após os relatos de que os produtores de coco da Tailândia dependem da mão de obra de macacos, uma nova investigação revela que pouco foi feito a respeito.
⇒ Coronavírus: o alarmante aumento dos suicídios de mulheres durante a pandemia no Japão. O Japão registra suicídios com mais rapidez e precisão do que qualquer outro país do mundo.
⇒ Ilustradora baiana vence concurso na Coreia do Sul. Flávia Bomfim é a única brasileira entre os ganhadores do Nami Concours 2021.
-
Entretenimento
⇒ Dawon do SF9 vai finalmente participar de um dorama e esse será o seu primeiro papel em um drama oficial de TV! O idol foi escalado para o próximo drama da tvN “Doom at Your Service”, estrelado por Park Bo Young e Seo em Guk. O dorama é um romance de fantasia sobre um homem conhecido como “doom” (alguém fadado à destruição) que faz com que tudo que ele toca desapareça e uma mulher que coloca sua vida em risco para evitar o destino.
⇒ Na última terça-feira, 23 de fevereiro, a marca de roupas ‘Coach’ realizou um desfile virtual. O desfile contou com a presença dos cantores de kpop e namorados Hyuna e Dawn para o lançamento da sua coleção de outono de 2021. A inspiração para o lançamento foi a série norte-americana dos anos 90, ‘Friends’, que fez grande sucesso em todo o mundo e outras inspirações pop.
⇒ Por mais apaixonante que sejam os dramas escolares, os dramas universitários conseguem manter essa pegada juvenil e ao mesmo tempo abordar a transição da adolescência para a vida adulta. Com uma temática muitas vezes madura, divertida e cheia de romance, as dorameiras adoram esses dramas. Separamos cinco doramas de países diferentes para você conhecer.
-
Música
⇒ No dia 22 de fevereiro, o SHINee deu uma coletiva de imprensa online para comemorar o lançamento de seu sétimo álbum completo “Don’t Call Me” junto com um videoclipe para a faixa-título de mesmo nome. O álbum marca o primeiro retorno do SHINee como um grupo em dois anos e seis meses depois que Onew, Key e Minho foram dispensados do serviço militar obrigatório.
Veja agora mesmo o MV de “Don’t Call Me”:
⇒ Você conhece o grupo MCND? MCND (Music Creates New Dream) é um grupo sul-coreano masculino da Top Media. O grupo é formado por 5 membros: Castle J, BIC, Minjae, Huijun e Win. Sua pré-estreia bombou com a música “TOP GANG”. Já o debut do MCND ocorreu dia 27 de fevereiro de 2020, com a música “ICE AGE”, que fez sucesso com a sua coreografia viciante.
-
Cultura
⇒ Conheça o estilo Japandi, que preza pelo minimalismo e o aconchego. Michiko Okano, Professora da História da Arte da Ásia na UNIFESP, é uma das entrevistadas nessa matéria do @Estadao.
-
Turismo
⇒ No coração da selva vietnamita, Son Doong, a maior caverna do mundo, com formações rochosas do tamanho de arranha-céus, é um modelo de ecoturismo aberto à visitação há oito anos, mas está ameaçada por projetos turísticos. Esse labirinto subterrâneo, escavado e erodido ao longo de milhões de anos, chega a 200 metros de altura em algumas áreas, ou seja, pode conter um bloco de prédios com arranha-céus de 40 andares.
-
Moda
⇒ Minimalismo de Yohji Yamamoto ganha destaque em documentário da Mubi. Notebook on Cities and Clothes mostra o processo criativo do estilista para apresentação de coleção no Palácio do Louvre.
⇒ A Ásia é o novo centro da moda. O que isso muda para nós? O mundo da moda está mudando. Não apenas na relação entre consumidores e marcas, impulsionada pela pandemia, mas também no ponto de vista geográfico e, possivelmente, cultural.
Gabriela Sales, 24 anos. Pernambucana. Mãe de gato. Tecnóloga em Gestão Marketing e bacharelanda em Arquitetura e Urbanismo. Amante dos livros. A paixão pela sétima arte desencadeou a profunda admiração pela cultura asiática e acredita que uma vez que se embarca nessa jornada de desbravar tudo o que o oriente tem para oferecer, não há mais volta. De qualquer forma, a intenção nunca foi voltar.
-
Gabriela Saleshttps://asiaon.com.br/author/gabriela-sales/
-
Gabriela Saleshttps://asiaon.com.br/author/gabriela-sales/
-
Gabriela Saleshttps://asiaon.com.br/author/gabriela-sales/
-
Gabriela Saleshttps://asiaon.com.br/author/gabriela-sales/