Em 14 de outubro, um incêndio durante a noite atingiu um prédio na cidade de Kaohsiung, no sul de Taiwan, matando 46 pessoas e ferindo dezenas de outras no incêndio mais mortal em décadas no país.
O incêndio começou no prédio de uso misto de 13 andares na madrugada da manhã de quinta-feira. De acordo com as autoridades, atingiu vários andares antes que os bombeiros finalmente conseguissem controlá-lo.
Fotos publicadas pela Agência Central de Notícias oficial de Taiwan (CNA) mostraram fumaça saindo das janelas do prédio enquanto os bombeiros tentavam apagar as chamas usando mangueiras extensíveis.
O corpo de bombeiros de Kaohsiung disse que enviou mais de 70 caminhões para combater o incêndio, que levou quatro horas para apagar.
O corpo de bombeiros disse que o incêndio “causou 46 mortes e deixou 41 feridos”, e as autoridades acrescentaram que a maioria das mortes ocorreu nos andares 7 à 11, que abrigavam apartamentos residenciais.
Moradores relataram ter ouvido uma série de ruídos altos quando o incêndio começou nos andares inferiores.
Um policial do departamento de polícia de Kaohsiung disse à AFP que o prédio tinha 40 anos e era ocupado principalmente por moradores de baixa renda. Os sobreviventes estimam que cerca de 100 pessoas vivam no bloco de apartamentos.
O prefeito da cidade, Chen Chi-mai, disse que o edifício estava parcialmente abandonado, tendo abrigado anteriormente restaurantes, salas de karaokê e um cinema.
As autoridades investigam as causa do incêndio, incluindo a possibilidade de incêndio criminoso, mas aguardavam o laudo das equipes forenses que estiveram no local.
Histórico da ilha
O incêndio parece que será o mais mortal em anos em Taiwan. O último incêndio de magnitude semelhante foi em 1995, quando 64 pessoas morreram dentro de um karaokê lotado.
Como uma ilha frequentemente atingida por terremotos e tufões, Taiwan tem códigos de construção rígidos e um bom histórico de segurança em geral.
Mas geralmente há uma lacuna entre o que as regras estabelecem e como os padrões de segurança são aplicados, especialmente em edifícios mais antigos.
Algumas das taxas de mortalidade mais altas em terremotos recentes ocorreram quando edifícios mais antigos desabaram. Com investigações subsequentes, ocasionalmente, mostrando que seus projetos não estavam de acordo com o código.
No início deste ano, 49 pessoas morreram quando um trem atingiu um caminhão que havia escorregado nos trilhos, no pior desastre ferroviário da ilha em décadas.
As investigações subsequentes revelaram que as agências governamentais ignoraram os avisos repetidos de que tal acidente era possível naquele trecho específico da pista da montanha.
Fontes: (1) (2)
-
Daniele Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
-
Daniele Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
-
Daniele Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
-
Daniele Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/