Japão anunciou a abertura das fronteiras do país a turistas

Japão anunciou a abertura das fronteiras do país a turistas de 98 países depois de dois anos por causa da pandemia.

Foto: Divulgação/ CNN

 

As restrições à entrada de estrangeiros vinham sendo retiradas aos poucos, com concessões a residentes no país nascidos em outras nações e a viajantes a trabalho.

A abertura, contudo, não será total. Será permitida apenas a entrada de grupos de grupo de turistas previamente autorizados. As viagens poderão começar a ser feitas a partir de dez de junho. Cada grupo será classificado com as cores vermelho, amarelo e azul, designadas para sinalizar o risco de seus integrantes. Os que estiverem dentro da avaliação vermelha, por exemplo, serão obrigados a cumprir quarentena.

“Estamos felizes por estarmos de volta”, disse Christopher Li depois de chegar a Tóquio vindo do Havaí. “As medidas de prevenção no Japão são muito detalhadas.” Como o resto de seu pequeno grupo de turismo, Li trabalha na indústria de viagens e também está aqui para ver como o Japão administrará a reabertura.

Após o desembarque no Aeroporto Internacional de Narita, Li e três outros companheiros de viagem receberam um pacote de máscaras, lenços umedecidos com álcool e um frasco de spray desinfetante. Eles passaram por testes, monitoramento por aplicativos e outras burocracias por cerca de duas horas antes de deixarem o aeroporto.

Desde 2020, quando a pandemia começou, a indústria do turismo no Japão sofreu uma queda de 90% no faturamento. Com as novas medidas, as empresas esperam recuperar as perdas o mais brevemente possível.

As companhias aéreas, hotéis e varejistas do país estão ansiosos para recuperar os negócios que perderam desde o início da pandemia. A pequena quantidade de estrangeiros permitidos no Japão no ano passado gastou 120 bilhões de ienes (US$ 943 milhões). Em 2019, eles gastaram 4,8 trilhões de ienes, ou quarenta vezes mais a quantia, segundo a Agência de Turismo do Japão.

 

Fonte (1) (2)

Veja também!