Newtro: Conheça o movimento que está em alta na Coreia do Sul e dominando o K-pop

Muitos kdramas e videoclipes de Kpop entraram com tudo no movimento, assim como o mundo da moda. Venha saber mais!
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O movimento Newtro, nasceu em 2018 na Coreia da Sul trazendo o sentimento de nostalgia e modernidade ao juntar o novo com o velho, trazendo de volta tendências do século passado com o que já estava em alta na sociedade coreana. 

Newtro é a junção de duas palavras New, que é novo em inglês e retrô, que é algo antigo. As tendências seguem todas as áreas da vida como entretenimento, música, moda, gastronomia, arquitetura, tecnologia e mais. 

A trilogia ‘Reply’ que tem as séries ‘Reply 1988’, ‘Reply 1994’ e ‘Reply 1997’ da tvN viralizou entre os jovens trazendo as roupas e acessórios daqueles anos de volta à moda. Os três doramas estão disponíveis na Netflix | Fotos: tvN

 

Se você acompanha as séries coreanas ou kpop já deve ter percebido, está tudo um pouco retrô. A Coreia do Sul é atualmente uma grande exportadora de conteúdo e mundialmente, mas além de entretenimento e música, o pequeno país do leste asiático também exporta tendências.

A moda Newtro está invadindo o mundo todinho!!

O Newtro é definido por uma reinterpretação dos estilos de design vintage e retro”, diz um relatório de tendências globais publicado em outubro do ano passado. Aproximando-se do suposto “marco zero” da tendência, jovens coreanos nascidos nas décadas de 1980 e 1990, o relatório acrescenta que esse grupo demográfico desenvolveu um apego nostálgico aos estilos de design, atividades de lazer, moda e comida que prevaleciam nos períodos em que eles nasceram.

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As roupas newtro entraram com tudo no cotidiano dos sul-coreanos. | Fotos: Divulgação


O desejo de autenticidade, simplicidade e experiências nostálgicas entre uma geração mais jovem impulsiona o crescimento do newtro, mas a capacidade de compartilhar experiências inspiradas no newtro por meio da mídia social também deu ao movimento um clima totalmente moderno.

Referenciar e ressuscitar estilos sempre foram inerentes à moda, onde as tendências vêm e vão. Mas o que torna “newtro” um fenômeno coreano único em comparação com outros sistemas efêmeros é sua reverência por sua própria história através da moda do período.

Os jovens coreanos estão adotando uma mistura de períodos, do século 19 aos anos 1970, anos 80 e 90, criando uma versão contemporânea do estilo vintage.

A arquitetura e o design de interiores também entraram com tudo na Newtro | Fotos: 1 – Korea Gwangjang Traditional Market | Visit Seoul / 2 – Cafe Edge | @cafe_edge no instagram / 3. Kom Kom Arcade em Itaewon | Travie.com

 

As locadoras de fantasias são agora um dos lugares mais legais para se divertir, com jovens coreanos levando seus amigos para experimentarem e se fotografarem em uma variedade de roupas de época.

Muitos dos itens e experiências são trazidos de volta à vida para refletir sobre as décadas anteriores por meio da cultura Newtro, dando a todos a chance de reviver seu passado ou a oportunidade de vislumbrar uma experiência desconhecida e redescobrir a era vintage e histórica. Produtos que reinterpretam sensibilidades antigas são nostálgicos para a geração mais velha e são reconhecidos como novos e novos para a geração mais jovem.



Newtro não é apenas um passatempo nostálgico voltado para a meia-idade, mas também uma fonte de entretenimento para a geração mais jovem e este aspecto é muito diferente do retro comum, ao invés de simplesmente recriar os objetos do passado, é apresentado pelo sentido moderno, isto é, interpretação, não representação. 

O grupo DIA fez um álbum todo inspirado na tendência.



O livro “Trend Korea 2020” explica o Newtro:

“Newtro não vende o passado, ele pega emprestado o passado e vende o presente. Em outras palavras, Newtro é uma interpretação, não uma reprodução.”

Séries como “Mr. Sunshine” e a trilogia “Reply” são muito populares entre os público nacional e internacional. Isso colocou a mania retrô em pleno andamento, despertando nostalgia para os coreanos pertencentes a essa época e proporcionando uma nova experiência para a atual geração de jovens.

Newtro Coreia do Sul
Série ‘Mrs. Sunshine’ | Foto: Netflix / Filme ‘Minari’ | Foto: Divulgação

 

Outro fator para o surgimento do movimento é a demografia da Coreia, pois com a mudança do centro demográfico para indivíduos na faixa dos 30 a 50 anos, o mercado ao criar produtos para o público dessa faixa etária utiliza com o conceito Newtro, para vender não só os produtos mas o sentimento de nostalgia também. 

Newtro Coreia do Sul
Grupo SSAK3 formado por Rain, Lee Hyori e Yoo Jae-suk | Foto: Xports news


Muitas empresas também estão reintroduzindo lanches e bebidas com design de embalagem antigo, roupas e tendências antigas. O movimento surgiu também para girar o capital econômico do país e agora do mundo, ao vender além dos produtos, emoções. 

O especialista Lee Jun-young, professor de Economia do Consumidor, Sangmyung University acredita que o Newtro é muito popular na Coréia, uma vez que não há limite para novos conteúdos, então o Newtro realmente atende à demanda e provavelmente continuará a evoluir e durará por algum tempo.

Uma rápida pesquisa no Naver, o site de pesquisas coreano tipo o Google, com a palavra Newtro (em coreano: 뉴트로) e vemos uma infinidade de produtos e matérias sobre isso. O movimento inclusive já é estudado por cientistas do mundo todo. 

O estilo newtro aparece na moda, na música coreana e em muitas outras áreas, o importante é misturar o velho com o novo. Vamos conhecer um pouco mais? Aqui estão alguns exemplos de newtro:

‘KASSETE’, reprodutor de fitas que foi lançado pela KT em 09 de agosto de 2021. | Foto: Divulgação KT

 

Como qualquer outro movimento, o Newtro vai além do aspecto visual e também afeta o social. Com grande ênfase nos atrativos, cada vez mais pessoas acabam consumindo a cultura Newtro levando a preocupações que estão sendo esquecidas devido aos ganhos econômicos.

O professor Kyun-Sik Jang, do departamento de História da Universidade Chung-Ang, apontou os perigos de consumir as culturas sem consciência histórica como parte da Newtro. Alguns estão preocupados que o Newtro apenas empreste a tradição como um conceito comercial, mas perca sua identidade original.

O Newtro permite que as pessoas experimentem o passado de uma forma diferente, porém é necessário que não se perca a história com o sentimento de nostalgia.

 

Veja a playlist que nossa equipe organizou com diversos MV’s de kpop com estilo Newtro:

 

O que acharam dessa tendência sul-coreana? Conta pra gente aqui nos comentários!!

 

 

 

Fontes: (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) (12) (13) | Fotos: Divulgação
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Tenho 27 anos, moro em São Paulo e sou designer gráfico e estudante de ciências sociais. Sou apaixonada por música, livros, séries, viagens e amo comida asiática! Você pode saber mais sobre mim em: https://www.behance.net/daniele-almeida 🙂

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