Na manhã de quinta-feira (31), dezenas de moradores da Coreia do Sul se reuniram em frente à embaixada dos Estados Unidos, no centro de Seul, para protestar contra o novo acordo comercial anunciado pelo presidente americano Donald Trump. O plano inclui uma tarifa de 15% sobre produtos fabricados na Coreia do Sul que são vendidos nos Estados Unidos.
Antes do anúncio, muitos desses produtos entravam nos EUA sem pagar imposto. Por isso, para alguns manifestantes, a medida representa um aumento e não uma redução, como o governo americano declarou. A nova tarifa faz parte de um acordo maior entre os dois países, que também prevê um investimento de US$ 350 bilhões por parte da Coreia do Sul nos EUA e a compra de US$ 100 bilhões em energia americana.

Mas para os sul-coreanos que foram às ruas, as consequências desse acordo ainda são muito incertas.
“Não acho que a tarifa foi reduzida de 25% para 15%. Acho que ela aumentou de 0% para 15%. Por isso, estou muito preocupado com essa negociação”, disse o manifestante Joo Je-Jun. Ele também afirmou temer que outros temas sensíveis entrem na pauta do encontro entre os dois presidentes, como o custo da defesa militar e a possível importação de armas americanas.
Além de cidadãos comuns, representantes do setor agrícola também estiveram no protesto. Park Sung-Hun, líder da Associação de Produtores de Maçã da Coreia do Sul, disse que os agricultores estão inseguros. “A gente não sabe como esse acordo vai funcionar nos detalhes. Então estamos muito preocupados”, afirmou.
O novo imposto sobre importações faz parte de uma série de mudanças comerciais anunciadas por Trump nos últimos dias. Mesmo com os altos investimentos prometidos, parte da população coreana está preocupada com os impactos reais desse acordo no dia a dia e cobra mais transparência sobre o que foi negociado.

Fonte: (1) | Fotos: REUTERS/Kim Hong-Ji
Dani Almeida é jornalista (MTB 0095360/SP) e estudou Ciências Sociais na UNIFESP. Atua como editora no Portal Asia ON e na Tune Wav, é colunista no Portal IT Life e redatora.
- Dani Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
- Dani Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
- Dani Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
- Dani Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/





