Tailândia: Voluntários juntos na luta contra COVID-19

Foto: Divulgação/ EAGLE

Em meio a luta contra a COVID-19, diversos voluntários da Tailândia  se sensibilizaram para ajudar o país a sair da pior crise do vírus até o momento. Como exemplo, podemos citar o Monk Phrompong Kaino, um monge budista, de 33 anos, que trabalha 24 horas por dia fornecendo testes de cotonete COVID-19 gratuitos para pessoas vulneráveis ​​em comunidades de alto risco em Bangkok. A ação faz parte de um projeto de seu templo, que atingiu mais de 2.000 pessoas em pouco mais de um mês.

Ele é uma das milhares de pessoas comuns que tentam ajudar a Tailândia a sair de sua pior crise de COVID-19 até hoje, que tem sobrecarregado hospitais e serviços de saúde na capital Bangkok.

Um em cada cinco, dos testados pelas corridas do templo de Kaino do projeto, foram positivos para COVID-19. Em seguida foram oferecidos cuidados no templo em isolamento da comunidade, ou encontraram leitos de hospital. Segundo Phrompong, as equipes médicas não conseguem suprir ao atendimento na demanda. O monge fala sobre a importância de todos terem atendimentos sem distinção. 

 Phrompong, disse:

“Não importa se são comunidades budistas, cristãs ou muçulmanas, todos nós somos seres humanos e cidadãos que merecem ser tratados de forma justa e imediata.”

Seguindo a lista de voluntários, também pode-se citar Pairuch Sudtoop, empresário e obreiro de uma empresa, ele é voluntário de uma fundação financiada por doações que ofereceu serviços de cremação e empreendimento gratuitos para cerca de 350 pessoas nos últimos meses. Ele também comentou como é difícil controlar as emoção nesses momentos. 

Pairuch Sudtoop, disse

“Como a última pessoa no portão entre o mundo humano e a vida após a morte, é difícil controlar nossas emoções para não ficar triste.”

O governo tem linhas diretas para as pessoas infectadas pedirem ajuda, mas tem sido criticado por não conseguir atender ao aumento da demanda.

Além disso, um grupo de engenheiros aeroespaciais criou uma plataforma para conectar voluntários com pessoas infectadas que precisam de assistência, rastreando suas localizações e tempos de espera. Ele também fornece informações como centros de isolamento da comunidade disponíveis e locais para reabastecer os tanques de oxigênio.

Dessa forma, a Tailândia está quase ultrapassando a marca de 1 milhão de casos de COVID-19 nesta semana, com 7.700 mortes até agora, incluindo um recorde de 239 na terça-feira.

Assim, um dos fatores que influenciam na alta taxa de casos confirmados, é o baixo índice de vacinação causado pela escassez de suprimentos e os templos que são inundados com corpos para cremação.



Fonte (1)

Veja também!