O governo de Taiwan confirmou nesta terça-feira (23) a morte de duas pessoas e o desaparecimento de ao menos 30 no condado de Hualien, região leste da ilha, após o rompimento de um lago de barreira formado por deslizamentos de terra.
O lago havia surgido devido às chuvas intensas dos últimos dias, que provocaram desmoronamentos em áreas montanhosas pouco povoadas. No início da tarde, a represa natural não resistiu à pressão da água e rompeu, liberando uma enxurrada que atingiu Guangfu, distrito rural de Hualien. Testemunhas relataram que uma parede de água avançou rapidamente pela comunidade.
Desde segunda-feira, Taiwan enfrenta os efeitos externos do supertufão Ragasa, que segue agora em direção à costa sul da China. Só no leste da ilha foram registrados quase 60 centímetros de chuva em poucas horas, segundo o serviço meteorológico local. O governo já havia emitido alertas para risco de enchentes e deslizamentos.
Equipes de resgate de diferentes regiões do país foram enviadas para Hualien com apoio de helicópteros e embarcações. O Corpo de Bombeiros afirmou que as operações continuam durante a noite na tentativa de localizar desaparecidos.
Taiwan está em uma rota frequente de tufões no Pacífico Ocidental. Especialistas apontam que o aumento da intensidade desses fenômenos está relacionado às mudanças climáticas, que elevam a temperatura do oceano e tornam as tempestades mais fortes. O tufão Ragasa é um dos mais potentes da temporada de 2025.

Dani Almeida é jornalista (MTB 0095360/SP) e estudou Ciências Sociais na UNIFESP. Atua como editora no Portal Asia ON e na Tune Wav, é colunista no Portal IT Life e redatora.
- Dani Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
- Dani Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
- Dani Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
- Dani Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/





