Um homem está em um trecho da estrada bastante danificado no distrito de Sansia, na cidade de Nova Taipei em 7 de agosto. | Foto: Weng Yu-huang, Taipei Times
Em 7 de agosto, uma série de estradas e pontes no sul de Taiwan, em particular em Kaohsiung e no condado de Pingtung, foram temporariamente fechadas aos motoristas devido às enchentes e deslizamentos de pedras causados pela tempestade tropical Lupit que atingiu as cidades.
De acordo com o Ministério dos Transportes e Comunicações (MOTC), vários trechos rodoviários ao longo das rodovias provinciais foram fechados como medida de segurança e devem ser reabertos ao tráfego na manhã de 9 de agosto.
Enquanto isso, o Corpo de Bombeiros de Kaohsiung disse que as fortes chuvas causaram o colapso de uma ponte no distrito de Taoyuan, cortando o acesso às vilas montanhosas de Meishan, Lavulang e Fushing.
As provisões serão fornecidas a essas aldeias por meios aéreos assim que a chuva diminuir na próxima semana, embora atualmente eles tenham comida suficiente para durar duas semanas.
Em outro lugar em Kaohsiung, um barraco abandonado localizado no distrito de Fengshan desabou devido à chuva, mas ninguém ficou ferido.
No sudeste de Taiwan, as autoridades do condado de Taitung emitiram avisos amarelos para deslizamentos de terra, indicando que a previsão de chuva excederá o limite de aviso de uma área.
De acordo com os regulamentos do governo central, os governos locais são obrigados a evacuar as pessoas que residem perto dos rios com códigos vermelhos.
Como resultado, os residentes que viviam nas aldeias de Dajen e Dawu foram evacuados para abrigos próximos.
Tempestade tropical Lupit atinge Taiwan com enchentes e deslizamentos de terra
Em 8 de agosto, uma tempestade tropical causou interrupções nos serviços ferroviários de alta velocidade e cortou o acesso à vilas nas montanhas depois que pontes desabaram e estradas tornaram-se intransitáveis.
A tempestade tropical Lupit trouxe chuvas torrenciais para grandes partes de Taiwan em 7 de agosto, causando deslizamentos de terra e inundações que bloquearam estradas em áreas montanhosas, disse o Central Weather Bureau (CWB).
Um trecho de uma ponte de 100 metros no bairro de Chajiao Borough perto de Dongyanshan, desabou após vários dias de chuva e inundações, prendendo cerca de 300 pessoas no bairro, disse o governo da cidade de New Taipei.
Os pilares da ponte foram reforçados com placas de aço pelo Escritório de Manutenção da Cidade de New Taipei, mas a chuva contínua e os terremotos recentes causaram o colapso de uma seção de 5 metros, disse o governo da cidade.
A chuva também causou deslizamentos de terra no município de Renai do condado de Nantou, interrompendo o transporte entre as aldeias de Cueiluan e Rueiyan, disseram as autoridades locais, acrescentando que uma estrada entre Wujie e aldeias em Wanfeng também foram bloqueadas por um deslizamento de terra.
O governo da cidade de Kaohsiung disse que ordenou que 2.035 pessoas evacuassem as áreas montanhosas sujeitas a enchentes, acrescentando que uma grande seção da ponte Minbaklu no distrito de Taoyuan desabou devido às enchentes, isolando efetivamente o distrito.
A ponte foi reconstruída em 2017 depois que a estrutura anterior foi destruída pelo tufão Morakot em 2009.
O município de Wutai do condado de Pingtung registrou 693 mm de chuva entre a meia-noite de sexta-feira e de sábado, a maior precipitação acumulada em Taiwan, disse a CWB.
A segunda maior precipitação foi registrada no município de Majia de Pingtung (瑪 家) com 648 mm, seguido pelo distrito de Maolin de Kaohsiung com 542 mm, disse o CWB, acrescentando que todos os três locais receberam mais de 1 m de chuva nos últimos três dias .
Afetados por enchentes e deslizamentos de terra, 600 residentes em Wutai e Majia foram evacuados, acrescentou a CWB.
O condado de Chiayi relatou deslizamentos de terra, grandes pedras caindo nas estradas, desabamentos de estradas e ralos em 59 áreas, disse o governo do condado.
Enquanto isso, um deslizamento de rochas, provavelmente provocado por fortes chuvas, interrompeu os serviços ferroviários de alta velocidade entre o condado de Miaoli e Taichung.
Os sensores da Taiwan High Speed Rail Corp (THSRC) detectaram o deslizamento de rochas em Miaoli, disse a empresa em um comunicado. Posteriormente, a empresa decidiu suspender o serviço em ambas as direções, já que esperava que os detritos nos trilhos representassem riscos, disse a empresa.
Lupit também forçou o cancelamento de voos e serviços de balsa em Taiwan
O Departamento Marítimo e Portuário disse que 39 balsas programadas em quatro rotas foram canceladas devido às condições perigosas do mar.
Dados da Administração da Aeronáutica Civil mostraram que 25 voos domésticos foram cancelados até as 14h, enquanto outros seis atrasaram.
A CWB disse que as fortes chuvas foram causadas por uma combinação de ventos sazonais de sudoeste e Lupit, cujo centro atingiu os condados de Hsinchu e Miaoli pela manhã.
Lupit já havia sido classificado como uma tempestade tropical mas deve enfraquecer sendo rebaixado para uma depressão tropical. A CWB disse que espera que as chuvas diminuam um pouco entre domingo e segunda, antes de diminuir gradualmente durante a semana.
Fonte: (1) (2)
-
Daniele Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
-
Daniele Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
-
Daniele Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/
-
Daniele Almeidahttps://asiaon.com.br/author/daniele-almeida/