Antigamente, uma regra. Hoje, uma belíssima tradição
Como de costume, nos arrumamos para festejar datas comemorativas e sempre colocamos nossas melhores roupas, ou a roupa mais nova. Além disso, usamos acessórios e maquiagem, tudo que nos faz sentir bem. E isso não muda em outros países, a única diferença é que eles possuem uma formalidade.
A China tem uma grande influência sobre vestimentas tradicionais de muitos países da Ásia. Suas cores com significados e também seus tecidos de cetim com bordados em destaque e perfeição. É bem difícil falar sobre vestimentas tradicionais e não vir à mente essa da foto. Mas nós vamos mostrar que as roupas tradicionais chinesas vão muito além desse modelo.
Roupas formais de casamento
As cores são fundamentais nos tecidos de comemoração, é por esse motivo que eles usam vermelho e bordados dourados. As cores escuras eram usadas por pessoas mais favorecidas, de alta classe e às vezes até imperiais. O dourado, por exemplo, é considerado, além de proporcional ao destaque, status de prosperidade.
Era comum que o casal se vestisse semelhante e com um tema em seus bordados. Assim, mostravam uma afetividade entre si.
A Dinastia Tang – Qi Xiong Ru Qun
Essa era foi marcada por tecidos finos e bordados temáticos. Além da sobreposição de tecidos, a manga do vestido tinha a mesma proporção do restante da altura do tronco. As mãos ficavam cobertas e apenas alguns pedaços dos dedos à mostra, assim dando um ar de delicadeza e sofisticação.
A moda Qi Xiong Ru Qun era usada mais popularmente. Era um composto de tecidos de 3 peças: uma segunda pele, a blusa de mangas compridas e por fim a saia que ficava acima do peito e bem próxima às axilas.
Dinastia Song – Ruqun
O Ruqun trouxe a blusa com mangas mais próximas ao punho e a saia adequada ao quadril. As cores suavizaram, mas ainda existe o fator dos detalhes, sempre focados em flores com significados e tecidos cintilantes, porque não pode faltar o brilho.
Dinastia Ming – Ao Qun
O Ao Qun tem as cores que continuam suaves e traz uma aparência mais fofa, mas ainda sofisticado. Ele segue as mesmas métricas que o Ruqun, porém mais solto e despojado e sem os detalhes brilhantes.
Dinastia Ch’ing – Qípáo
O Qípáo volta a enaltecer as cores mais fortes e os detalhes de bordado em dourado, com desenhos místicos e flores raras. Ele vem em um modelo mais ousado, justo e com as mangas curtas que se aproximam dos ombros, além da famosa fenda lateral. Podem vir no modelo de blusas, assim, algumas mulheres usam com legging, ou calça estilo pantalona.
Os homens também marcaram sua presença na moda chinesa em cada dinastia
As dinastias que marcaram
Contudo, não se esqueçam, a China teve muito mais Dinastias que marcaram o mundo da moda, e que até hoje é contemplada por seus cidadãos orgulhosos da história que possuem.
Você que curtiu esse pouquinho dos acontecimentos de transição das vestimentas tradicionais. Tem muito mais por vir, mas se você estiver muito ansiosa ou ansioso, existem vários doramas que vão matar um pouquinho dessa curiosidade.
E ai, qual das vestimentas tradicionais que mais chamou a sua atenção ou gostaria de usar? Comenta com a gente!
-
Stefany Conradohttps://asiaon.com.br/author/stefany-conrado/
-
Stefany Conradohttps://asiaon.com.br/author/stefany-conrado/
-
Stefany Conradohttps://asiaon.com.br/author/stefany-conrado/
-
Stefany Conradohttps://asiaon.com.br/author/stefany-conrado/