Vietnã: As exportações agrícolas, florestais e de frutos do mar crescem em meio à pandemia

Apesar de ter sido significativamente afetado pela pandemia, as exportações agrícolas, florestais e pesqueiras do Vietnã ainda renderam R$150 bilhões nos últimos sete meses.
Vietnã exportações
Foto: vietnamnet.vn

De acordo com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã, as exportações do país de produtos agrícolas, florestais e pesqueiros aumentaram acentuadamente no período de janeiro à julho. Assim, obtendo 28,6 bilhões de dólares em receita total, um aumento de 26,7% ao ano.

Somente em julho, a exportação de produtos agrícolas gerou US $ 4,2 bilhões (aproximadamente R$22 bilhões) para o Vietnã.

Nos últimos sete meses, a receita de exportação dos principais produtos agrícolas alcançou US $ 12,2 bilhões, um aumento anual de 15%; principais produtos florestais cerca de US $ 10,2 bilhões, um aumento de 54%; frutos do mar acima de US $ 4,9 bilhões, um aumento de 12%; e por fim, a produção de gado, com US $ 254 milhões, um aumento de 16%.

Os preços de exportação de muitos grupos importantes de commodities do setor agrícola aumentaram acentuadamente.

No entanto, o maior mercado de exportação neste período são os EUA, com mais de 8,2 bilhões de dólares, representando 28,9% do mercado. O segundo é a China com cerca de 5,5 bilhões de dólares, equivalente a 19,2%, seguida pelo Japão e Coreia do Sul com 6,8% e 4,8%, respectivamente.

O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural estabeleceu um grupo de trabalho para direcionar a produção e conexão da oferta e demanda de produtos agrícolas nas províncias do sul. Assim, espera-se evitar a interrupção da cadeia de produção durante o período de pandemia.

O Ministério coordenará de perto os conselheiros comerciais do Vietnã no exterior. Assim, visando apoiar as províncias e empresas vietnamitas na exportação de produtos agrícolas qualificados para a UE, Reino Unido, China e Japão.

 



 

Fonte e foto: (1)

Veja também!