O membro do BTS, Jimin, fez história ao se tornar o primeiro artista solo sul-coreano a alcançar o topo da Billboard Hot 100, de acordo com o anúncio feito pela Billboard na segunda-feira (3). Sua música “Like Crazy” estreou em primeiro lugar na lista, marcando sua primeira liderança e também a primeira para um membro solo do grupo BTS.
Anteriormente, o BTS era o único grupo de K-pop a liderar a lista da Billboard. Com seis músicas no topo, desde “Dynamite” (2020) até “My Universe” (2021), uma colaboração com a banda de rock britânica Coldplay, o grupo tem dominado as paradas internacionais.
Jimin também se tornou o primeiro artista de K-pop a liderar a lista tanto como artista solo quanto como membro de um grupo. Antes dele, o artista de K-pop Psy era o mais bem-sucedido como artista solo, com seu hit global “Gangnam Style” permanecendo na segunda posição por sete semanas consecutivas em 2012.
Segundo a Billboard, “Like Crazy” vendeu 254.000 downloads de músicas e singles em CD combinados, além de ter sido transmitida 10 milhões de vezes e tocada em rádios 64.000 vezes na primeira semana de seu lançamento. A Hot 100 classifica as músicas mais populares da semana nos Estados Unidos, medido por streaming de todos os gêneros, reprodução em rádio e dados de vendas.
A música foi lançada em 24 de março como parte do primeiro álbum solo de Jimin, intitulado “Face”, que alcançou a segunda posição na lista de álbuns da Billboard 200. A música é uma mistura de synth-pop, com sons intensos de sintetizadores e bateria, combinados com o timbre melancólico de Jimin.
Em uma entrevista recente, Jimin revelou que a música foi inspirada em um filme com o mesmo nome que ele gosta, e que ela expressa a emoção de querer ignorar a realidade e ficar em seus sonhos para sempre, a fim de esquecer as memórias dolorosas.
Além de liderar a Billboard Hot 100, “Like Crazy” também estreou em primeiro lugar na lista de vendas de singles digitais, sendo a terceira música de Jimin a conquistar esse feito. No sábado, a música estreou na oitava posição na lista oficial de singles britânica. A lista oficial britânica é considerada uma das duas maiores do mundo, juntamente com a Billboard dos Estados Unidos.