A conquista Mongól sobre a Ásia

Para tudoooooo… você já ouviu falar em Genghis Khan??

Primeiramente, eu quase consigo ver seu rosto de quem não gostava das aulas de história na escola e já ia passar para o próximo assunto do site. Mas, se eu te disser, que tem um babado forte sobre Genghis Khan que quase ninguém conta por trás disso tudo???

Então, senta que lá vem História.

Antes de tudo, para você entender melhor, Genghis Khan nasceu na Mongólia, no ano de 1162, seu nome verdadeiro era Temujin. Ficou órfão aos 13 anos. Em 1179, casou-se com Borte Khatun, de quem era noivo desde os 9 anos.

A história conta que ele foi um guerreiro político e expandiu seu território da Ásia até a Europa. A lenda fez do soberano o próprio sinônimo do déspota sanguinário, assassino impiedoso, mas que deve ser lembrado pela proeza de unificar os mongóis.

Sua primeira esposa, era descrita como tendo uma ¨pele clara¨ com ¨luz em seu rosto e fogo nos olhos¨, ou seja ela era bonita e inteligente. Eram considerados um casal bonito e apaixonados.

Agora é que a coisa pega. Por volta de 1189, a tribo dos Merkitas, saqueia o clã Borjigins, Borte é sequestrada e dada a um de seus guerreiros como despojo de guerra.

Uma escultura de cera de Genghis Khan e sua esposa Börte (Foto: Divulgação/ Wikimedia Commons )

 

Enquanto angustiado com o sequestro da esposa, Temujin observou que ¨sua cama foi esvaziada¨ e seu peito ¨dilacerado¨. Ele estava determinado a trazer Borte de volta, pediu ajuda a seus aliados Wang Khan e Jamukha e a resgatou 8 meses depois. Além disso, alguns estudiosos descrevem este evento como uma das principais causas na vida de Temujin, que o moveu para se tornar um conquistador.

Em seguida que ela voltou,  deu à luz Jochi, Temujin o considerou filho legítimo, mas não pode suceder o pai, pois duvidavam de legitimidade.

Então ela foi coroada a Grande Imperatriz, influenciou fortemente algumas decisões de seu marido. Alguns destes, ela resolvia ainda na cama. Pois é… Ao mesmo tempo outras esposas acompanhavam Genghis Khan em suas conquistas, ela governava seu próprio território e sua própria corte. E apenas seus filhos foram considerados candidatos à sucessão de Temujin como Khans. 

Borte é frequentemente retratada como ¨uma bela mulher, vestida com um vestido branco, com moedas de ouro no cabelo, segurando um cordeiro branco e montando um corcel branco¨. Morreu aos 68/69 anos.

Ao longo dos anos Genghis Khan…

Eventualmente, matando e saqueando, conquistaram o Norte da China. Saqueando seus tesouros por quase 2 anos. Logo depois de algum tempo lançou nova expedição sobre Pequim, no ano de 1215. Em 1218, conquistou o Tajiquistão. Já em 1219, iniciou sua travessia das grandes cadeias montanhosas que isolavam os povos da Ásia Central e Oriental das civilizações da Ásia Ocidental.

Contudo, seu império se estendeu da China ao Golfo Pérsico, dos desertos gelados da Sibéria às florestas indianas. Matou milhões de muçulmanos, cristãos e budistas. Posteriormente em 1300 já cobriu grandes porções da Eurásia.

Assim como, a devastação causada pelos mongóis, presume-se que foi considerável, sem incluir mortes causadas pela Peste Negra através da Eurásia, é estimado que entre 20 e 57 milhões de pessoas morreram, entre 1206 a 1405, durante as campanhas militares.

Assim também, nem tudo foi só desgraça. Da mesma forma que houve devastação causada pelas invasões, sua expansão também fez aumentar o comércio mundial, a integração entre culturas européia e asiática e diversos avanços tecnológicos, especialmente da China para a Europa. Também foi vital na unificação interna dos impérios Russo e Chinês.

Sabemos que toda ascensão tem seu declínio, por vários motivos, incluindo guerras internas por poder, o que não é novidade e até hoje é assim em todo mundo. O Império Mongól entrou em colapso na Dinastia Iuã, fazendo os mongóis voltar aos seus padrões. Depois disso, lutou muito para conseguir se estabelecer como país independente, de 1911 até 1921.Teve sua própria Revolução Democrática  em 1990, que levou a um sistema multipartidário, uma nova constituição em 1992.

É o décimo oitavo maior país do mundo e o país independente com menor densidade populacional do mundo. Sua população é cerca de 2,9 milhões de pessoas. Sem costa marítima, o país é escasso em terra arável, com montanhas ao norte e ao oeste com  deserto de Gobi, ao Sul. Hoje, 30% da população é nômades ou seminômades. 45% trabalham na China e cerca de 20% vivem com menos de US$1,25 por dia.

Viu como foi super interessante e você ficou sabendo de coisas que nem imaginava?

Algumas curiosidades:

  • É provável que Genghis Khan tenha tomado poucos banhos na vida. Os mongóis acreditavam que se lavar nos rios iria irritar os dragões com a sujeira. Por isso, não se lavavam e nem suas roupas. Que nojo.
  • Calcula-se que Genghis Khan seja pai biológico de 5% da população asiática. Agora rola o meme do gatinho… óóóóóó.
  • Sua esposa não via isso como traição, dizia que ele precisava povoar a Ásia com guerreiros nobres como ele. Mas, afirmava que Genghis Khan, amava somente ela e seus filhos, era pai amoroso e nunca levantou a voz contra nenhum deles. Então tá, se você tá dizendo….
  • Mulheres e homens tinham direitos iguais. Era inadmissível uma mulher ser escrava… Isso realmente é um tapa na cara da sociedade, exemplo que deveria ser seguido nos dias de hoje.
  • Destruição dos Califado Abássida, Reino da Alânia, Cumânia, Jin, Império Corásmio, Rússia de Quieve, Canato Caraquital, Dinastia Song, Tártaros, Bulgária do Volga e Dinastia Xia Ocidental.
  • Falhou em conquistar o subcontinente indiano, sudeste da Ásia, Egito, Hungria e Japão.
  •  A dieta da população consiste sobretudo em carne, sendo os vegetais uma novidade. Consomem cordeiro, camelo, mas a carne bovina é a mais comum. Detalhe é que a mulher cozinha, mas quem corta a carne é o homem.
  •  Em 2008 ganhou uma estátua em homenagem à altura de seus feitos, com 40 metros de altura e 250 toneladas, feita em aço inoxidável.
Foto: Dviulgação/ Get Your Guide

 

Se você gostou e quer saber mais, deixaremos os sites de pesquisas disponíveis pra você.

Temos tantas histórias para contar…. mas, fica pra próxima vez. Até mais.

Mongólia: Capital, bandeira, mapa, história e cidade 

Conquistas e invasões mongóis

Mongólia - Wikipédia, a enciclopédia livre

Genghis Khan: biografia, frases e curiosidade

Börte/ Wikiwand

Veja também!