Dia dos namorados pelo mundo – O amor está no ar!

Dia dos namorados
Canva

Nada mais romântico que estar em um jantar à luz das velas, junto com quem se ama, receber flores, ouvir músicas e palavras doces. Nós amamos tanto, que temos um dia dedicado a celebrar o amor nas nossas vidas: o Dia dos Namorados.

Esta data tem as suas raízes numa antiga tradição romana chamada Lupercalia. Realizada anualmente no dia 15 de Fevereiro, envolvia rituais de fertilidade e de renovação da terra. Mais tarde, Lupercalia foi substituída na tradição cristã, transformando-se no São Valentim, o santo que realizava casamentos ilegais na época do imperador romano Claudius II. Por esta desobediência às regras, o São Valentim foi executado no dia 14 de Fevereiro e, hoje, apaixonados de várias partes do mundo comemoram o São Valentim neste dia.

Hoje em dia as tradições variam de país para país. Aqui está o nosso resumo de como é comemorado o Valentine ‘s Day ou Dia dos Namorados pela Ásia:

JAPÃO

São os homens que são mimados nessa parte do mundo. No Dia de São Valentim, as mulheres compram chocolates para os seus parceiros, familiares e colegas para mostrar o seu carinho e afeto.

O Japão promove duas comemorações de Dia dos Namorados. A primeira segue relativamente a tradição ocidental, e a segunda é uma invenção do próprio país.

No dia 14 fevereiro, as mulheres do Japão presenteiam os homens com o chamado giri choco — “giri” significa “obrigação” e “choco”, “chocolate”. Ou seja, elas dão chocolate a seus amados.

Um mês depois, no dia 14 de março, celebra-se o Dia Branco, quando eles as presenteiam de volta com itens brancos, como marshmallows, bolos ou doces, lenços ou papel de carta e, às vezes, até mesmo joias cravejadas com pérolas.

Existe até uma espécie de classificação de qual chocolate comprar, dependendo do grau de relação com a pessoa a ser presenteada, tipo namorado, amigo, parente, colega de trabalho, etc.

 

São classificados em geralmente em 5 tipos:

義理 チョコ (Giri choco): É o chocolate que damos para as pessoas que temos uma obrigação social, chefes, clientes e colegas de trabalho do sexo masculino. O termo”Giri” significa “obrigação”, portanto, estes tipos de chocolates não tem nenhuma associação romântica.

本命 チョコ (Honmei choco) Esses são dados para namorados, amantes ou para a pessoa apaixonada, ou seja, pessoas que somos ligados romanticamente.

友チョコ (Tomo choco): Esse é o chocolate dado aos amigos mais próximos, como uma forma de demonstrar carinho e amizade.

ファミリーチョコ (Family Choco): São os que compramos para dar aos familiares como maridos, pais, avós, filhos, tios, primos, irmãos ou seja, qualquer pessoa do sexo masculino que temos ligação familiar.

逆チョコ (Gyaku choco): Embora seja um costume recente, o Gyaku choco significa trocar chocolates entre homens e mulheres no Dia dos Namorados.

Apesar de ser uma data explicitamente comercial, ela é comemorada com bastante entusiasmo pelos japoneses, especialmente os mais jovens e solteiros, que aproveitam a oportunidade para dar o Honmei choco para alguém, como uma forma de se declarar.

Os tamanhos e preços dos bombons e chocolate também variam bastante. Tem dos mais baratos aos mais caros, se encaixando nos mais diversos orçamentos.

Mas é claro que para as pessoas mais especiais, sempre reservamos um chocolate maior e mais caro. Embora o chocolate seja o presente mais popular para a ocasião, algumas pessoas podem dar outro presente como uma gravata, por exemplo, para o esposo, noivo ou namorado.

Como dizer “eu te amo” em Japonês:

わたしは、あなたを愛しています

Watashi wa, anata o aishiteimasu

 

CORÉIA DO SUL

 

Em grande parte dos países, o dia dos namorados coincide com o dia de São Valentim, 14 de fevereiro. Mas e se este dia se repetisse todos os meses? Você acha que a comemoração teria a mesma força? Na Coreia do Sul, todo dia 14 é dia de romance e de comemorar o amor.

 

1. Janeiro: Dia do Diário

No dia 14 de janeiro os casais se dão de presente um diário ou um calendário para marcar as datas importantes ao casal e os novos projetos. Assim, marcam a promessa de mais um ano juntos. Além disso, o presente simboliza o passar do tempo. É também no primeiro mês quando os casais se dão de presente velas de diferentes cores e formatos.

 

2. Fevereiro: Dia de São Valentim

Este dia é mais comum nas culturas ocidentais, é o clássico 14 de Fevereiro. Para a cultura asiática, os presentes e o chocolate são responsabilidade das mulheres. 

Segundo a tradição, os chocolates devem ser preparados por elas. Hoje em dia, muitas não o fazem, mas compram e dão de presente para os seus namorados.

3. Março: Dia Branco

O dia 14 de março é o momento em que os rapazes agradecem os chocolates recebidos no mês anterior. Eles costumam dar chocolate branco, sobremesas, doces ou bombons brancos para demonstrar seu amor às namoradas. A regra é que deem um presente que duplique ou triplique o que eles receberam.

4. Abril: Dia Preto

Na Coreia do Sul os solteiros não são esquecidos. Homens e mulheres vestem preto da cabeça aos pés e se juntam para comer o tradicional jajangmyeon: uma massa grossa de trigo coberta com um molho preto de soja, verduras, carne e mariscos. Eles comem este prato como um conforto por não terem recebido presentes nas datas anteriores, com outros amigos solteiros. Juntos, vivem a esperança de que o próximo ano será melhor.

5. Maio: Dia Amarelo

Na Ásia, o amarelo é a cor do amor, e os casais vestem essa cor no dia 14 de maio. Segundo a tradição, homens e mulheres se dão flores nesse dia. De preferência as flores são amarelas, mas as outras cores não são descartadas.

 

6. Junho: Dia do Beijo

Na Coreia do Sul, todo dia 14 de junho os casais comemoram o amor de uma das maneiras mais universais possíveis, com um beijo, muitos relacionamentos que acabam de começar também deixam para o dia 14 de junho o momento do primeiro beijo.

 

7. Julho: Dia da Prata

Esse dia é comemorado pelos casais que estão em um relacionamento sério. Ou seja, os jovens casais não comemoram muito. O costume é dar presentes caros e de prata, além de começar a falar no futuro. É por isso que a data costuma ser uma das 

escolhidas para pedidos de casamento ou primeiras apresentações às famílias, mostrando que o relacionamento ficou sério.

8. Agosto: Dia Verde

No Dia Verde é quando os casais vão juntos para a natureza e aproveitam o verão (estamos falando do hemisfério Norte). No dia 14 de agosto os solteiros costumam sair com amigos e levam uma bebida em uma garrafa verde.

9. Setembro: Dia das Fotos de Casal

Na Coreia do Sul as pessoas comemoram o dia das fotos de casal no dia 14 de setembro. É uma tradição tirar fotos em cabines, contratar fotógrafos profissionais ou mesmo tirar fotos com a pessoa amada fazendo o que gostam.

10. Outubro: Dia Vermelho

O dia vermelho é o Dia do Vinho. Em muitos países todo dia 14 de outubro há feiras e eventos relacionados com esta bebida. Na Ásia, ele nunca teve tanta força, mas cada vez mais este dia tem se tornado um símbolo do amor.

11. Novembro: Dia do Filme

Uma das atividades que os casais mais gostam de fazer é ir ao cinema juntos. Na Coreia do Sul existe um dia especial para ver filmes românticos, seja no cinema seja em casa. Além disso, nos últimos anos os casais aproveitam este dia para dar biscoitos de presente. O cinema coreano apresenta uma grande quantidade de filmes que costumam ser vistos neste dia.

12. Dezembro: Dia do Abraço

O final do ano é a época do inverno na Coreia do Sul. O frio traz a vontade de receber abraços de amigos, familiares e, obviamente, da pessoa amada.

 

Como dizer “Eu te amo” em coreano:

사랑해

saranghae

 

CHINA

Festival Qixi 七夕节

Além do famoso “Valentine ‘s Day”, há um outro feriado na China que reúne um grande número de pessoas para a celebração do amor: o Festival Qixi, conhecido como o Dia dos Namorados Chinês.

A festa não tem uma data fixa, ocorrendo sempre no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, este ano vai acontecer no dia 25 de agosto.

Como muitas datas comemorativas na China, a origem do festival vem de lendas.

A primeira lenda conta que as sete filhas da Deusa do Céu chamaram a atenção de um pastor durante uma de suas visitas à terra. As moças foram tomar banho em um rio e Niu Lang decidiu se divertir, escondendo as roupas delas. Até que Zhi Nu (a sétima filha) encontrou o rapaz e pediu que devolvesse as roupas das irmãs.

Desde que Niu Lang tinha visto Zhi Nu nua, eles tinham que se casar. O casal viveu feliz por muitos anos. No entanto, a Deusa do Céu sentiu a ausência de sua filha, e ordenou que ela voltasse para o céu. Mas a mãe ficou com pena do casal e lhes permitiu se encontrar uma vez por ano, na sétima noite da sétima lua, fadas formariam uma ponte com suas asas para que os dois pudessem se encontrar.

A segunda lenda é a história de dois amantes, cujos nomes são Niu Lang e Zhi Nu, que apesar de estarem loucamente apaixonados foram separados pelo pai de Zhi, Imperador do Céu, que não queria que sua filha se unisse a um homem comum. Mas algumas fadas ajudaram a formar uma ponte para que os dois pudessem se encontrar na sétima noite de cada sétima lua do ano.

Apesar de muitas tradições para este dia ainda se perpetuarem, muitos casais comemoram como os ocidentais.

Como dizer “eu te amo” em mandarim:

我愛你.

Wǒ ài nǐ. /ól ai ní/

Além desta lenda incrível, a China também tem seis datas para comemorar o dia dos namorados:

 

Dia dos Namorados # 1 – 14/2: Dia dos Namorados (情人节, qíngrén jié)

Dia Dos Namorados Chinês

O dia 14 de fevereiro, como no Ocidente, agora marca um dos vários Dias de S. Valentim da China. Uma importação recente do Ocidente, é muito popular entre as gerações mais jovens.

Assim como no Ocidente neste dia, você pode esperar que os casais passem algum tempo juntos indo ao cinema ou a jantares românticos.

Também é comum comprar chocolate e rosas para seus entes queridos – quanto mais caro, melhor!

Neste festival chinês, certifique-se de gastá-lo com seu namorado / namorada.

 

Dia dos Namorados # 2 – 14/3: Dia Branco dos Namorados (白色情人节, Báisè qíngrén jié)

O Dia Branco é um festival comemorado em muitos países do Leste Asiático, como Japão, Coreia do Sul e Vietnã. Este dia dos namorados chinês cai exatamente um mês após o dia dos namorados, no dia 14 de fevereiro, e é tradicionalmente comemorado com as mulheres presenteando o chocolate a seu parceiro ou ente querido.

Também é comum confeccionar chocolates caseiros, que geralmente mostram pensamentos mais profundos e mais sentimento por trás deles. Os chocolates também são dotados como uma obrigação social para colegas ou amigos.

Dia dos Namorados # 3 – 20/5: 520, Wǔ’èr líng

Este interessante Dia dos Namorados entrou recentemente na China através da crescente cultura dos internautas.

Isso aconteceu porque 520 (pronunciado como ‘W”ring’) soa como o chinês para “eu te amo” (wo ai ni).

Este dia é passado de maneira semelhante à do dia 14 de fevereiro e é comemorado apenas entre os jovens millennials.

Dia dos Namorados # 4 – 20/8: Festival Qi Xi (七夕节, Qīxì jié)

O Festival Qixi vem do conto romântico de dois amantes que só podem se reunir uma vez por ano, e é por isso que é comemorado neste dia.

É comemorado em 7 de julho (7/7) no calendário lunar, que geralmente acontece em agosto.

Assim como no dia dos namorados ocidental, nesse dia dos namorados chinês, você pode esperar receber presentes ou tomar uma refeição fora com seu companheiro.

Caso contrário, você pode passá-lo comendo comidas típicas, como 油 饭 yóufàn, 麻油 鸡 久 máyóujījiǔ e 软 果 ruǎn gu

 

 

Dia dos Namorados # 5 – 15th Dia do Ano Lunar: O Festival das Lanternas (元宵节, Yuánxiāo jié)

O Festival das Lanternas é realizado no dia 15 do calendário lunar, esse festival tradicional ancestral é visto como um dia dos namorados chinês.

Uma das razões para isso é que, antigamente, quando as mulheres mal conseguiam sair de casa, sair para acender as lanternas durante este festival era uma ocasião rara em que as mulheres podiam sair e encontrar um parceiro.

É típico nesse dia comer uma espécie de dumpling doce – parecido com um mochi cheio de pasta de amendoim ou de sésamo.

Dia dos Namorados # 6 – 11/11: Dia dos Solteiros (双十一, Shuāng shíyī)

Dia dos Solteiros na China

Com 5 dias dos namorados na China, o que pode fazer uma moça solteira?

A China celebra o Dia dos Solteiros já há alguns anos, originalmente lá para comemorar o fato de ser solteiro(a) – mas agora simplesmente comemora o consumismo.

A história diz que essa data foi comemorada originalmente por estudantes da universidade de Nanjing que queriam comemorar o fato de serem solteiros.

 

VOCÊ SABIA? – As datas 11/11 foram escolhidas por ter duas linhas duplas representando ser solteira.

A Gigante Alibaba aproveitou para transformar o dia em um dia de compras malucas no estilo Black Friday / Cyber ​​Monday. O povo chinês economiza por meses para comprar seus itens desejados assim que a data chegar.

 

E aqui vai um super conselho de amiga. Se você namora uma garota ou um garoto na Ásia, precisa estar muito atento/atento a todas estas datas, por que você corre o risco de comprometer o seu futuro

BRASIL

Aqui, vocês já sabem, né? Nós brasileiros pulamos as celebrações do dia 14 fevereiro e comemoramos no dia 12 de junho, um dia antes do dia de Santo Antônio, conhecido popularmente como o santo casamenteiro.

 

Fontes: (1) (2) (3) (4) (5)

Veja também!