Filha de Duterte toma posse como vice-presidente das Filipinas

Duterte Filipinas

Sara Duterte-Carpio, filha do ex-presidente das Filipinas Rodrigo Duterte, foi empossada como a 15ª vice-presidente do país neste domingo (19), pedindo unidade nacional após uma campanha eleitoral divisiva.

“Os próximos dias podem ser cheios de desafios que exigem que sejamos mais unidos como nação”, disse ela em um discurso de posse em sua cidade natal, Davao, onde fez o juramento de posse com seus pais ao lado dela.

Duterte-Carpio, de 44 anos, foi companheira de chapa de Ferdinand Marcos Jr., que também venceu as eleições de 9 de maio. O novo presidente país tomará posse do cargo em 30 de junho, quando começa seu mandato de seis anos.

Marcos, filho e homônimo do ditador desonrado e expulso do poder na revolta de 1986, também participou da cerimônia de posse com a presença de parentes, aliados e simpatizantes de Duterte-Carpio.



Ambos obtiveram vitórias esmagadoras, com margens nunca vista em décadas, forjando uma aliança crucial e executando uma mensagem de unidade que também ajudou muitos aliados a conquistar assentos na legislatura e cargos no governo local.

Assim como seu pai, Duterte-Carpio estudou direito antes de entrar na política em 2007, quando foi eleita vice-prefeita de seu pai em Davao, a 1.000 km da capital Manila.

Ela inicialmente queria ser médica, mas em vez disso seguiu sua carreira política e em 2010 sucedeu seu pai para se tornar a primeira prefeita de Davao.

“Se todos tomarmos um momento para ouvir o chamado para servir e decidirmos atender ao chamado… acredito que o país estará caminhando para um futuro de esperança, segurança, força, estabilidade e progresso”, disse Duterte-Carpio, que também atuará como secretária de educação de Marcos.
Fonte: (1) | Foto: REUTERS/Lisa Marie David

Veja também!