Netflix lança série e documentário sobre os 13 meninos que ficaram presos na caverna Tham Luang, na Tailândia

Netflix lança a minissérie "O resgate na caverna tailandesa" inspirada no caso real dos 13 meninos que ficaram presos em uma caverna na Tailândia e também o documentário "Os 13 sobreviventes da caverna". 

Em 23 de junho de 2018, 12 meninos do time de futebol juvenil ‘Javali Selvagens‘ e seu técnico foram fazer um passeio após o treino na caverna de Tham Luang, que fica dentro do Parque Florestal Tham Luang-Khun Nam Nang Non, no distrito de Chiang Rai, no norte da Tailândia e ficaram presos lá, após uma forte chuva encher a caverna, por nove dias isolados e depois por mais uma semana até o resgate ser completo. O caso que rodou o mundo na época agora foi documentado pela Netflix em uma série e também em um documentário.

A minissérie chamada “O resgate na caverna tailandesa” têm seis episódios, cada um mais arrepiante que o outro, mostrando cada etapa do resgate, desde o momento que os meninos ficaram presos, a descoberta deles ainda vivos, a aflição dos familiares e da comunidade e o resgate bem sucedido de todos os meninos. Além da série, a coleção sobre os meninos na Netflix, ainda trás um documentário intitulado Os 13 sobreviventes da caverna” que contém depoimentos dos meninos, do técnico e de familiares contando toda a trajetória dos dias em que eles estavam na caverna.

O resgate na caverna tailandesa

A minissérie estreou em 22 de setembro com 6 episódios e foi filmada inteiramente na Tailândia, onde foi foco do mundo todo em 2018 quando 12 meninos e seu técnico de futebol foram resgatados de uma caverna inundada no norte da Tailândia.

As perspectivas não contadas dos garotos da equipe serão o centro das atenções na nova série, que segue sua viagem às cavernas de Tham Luang, à medida que se transforma de uma aventura divertida em uma operação de resgate massiva e crítica.

Filmado por um grupo internacional de cineastas — incluindo os showrunners e criadores Michael Russell Gunn e Dana Ledoux Miller (Designated Survivor); os diretores Nattawut “Baz” Poonpiriya e Kevin Tancharoen; e os produtores executivos Jon M. Chu, John Penotti, John Logan Pierson, Lance Johnson e Tim Coddington – a série irá desvendar as histórias dos meninos e de suas famílias ao longo de seis episódios.

Confira o trailer:

Ficha Técnica:

Série: O resgate na caverna tailandesa
Sinopse: Um time de futebol juvenil fica preso em uma caverna na Tailândia, e a situação trágica mobiliza uma operação internacional de resgate. Inspirada em uma história real.
Data de lançamento: 22 de setembro de 2022 (Brasil)
Países de origem: Tailândia – Estados Unidos
Idioma: Tailandês
Gênero: Aventura | Drama | Suspense
Classificação: 12 anos
Episódios: 6
Onde assistir: Netflix
Curiosidades: A máscara rosa menor que Mark tem que usar é a mesma máscara usada no resgate real.

Beam

Papangkorn “Beam” Lerkchaleampote, que interpretou o treinador Eak na série baseada em uma história real, morreu em abril, onde foi encontrado dormindo em sua cama em um condomínio em Bangkok por sua mãe. A causa da morte não foi divulgada.

Os showrunners da série “O resgate na caverna tailandesa” Michael Russell Gunn e Dana Ledoux Miller prestaram homenagem ao falecido ator. Confira abaixo:

“É extraordinariamente raro, mas se você procurar no céu noturno por tempo suficiente, poderá testemunhar uma estrela cadente. Ele queima brilhante e rápido e depois desaparece. Nós não sabíamos disso na época, mas era isso que estávamos testemunhando com Beam. Ele era um talento único em uma geração, que se transformou completamente de um ator tímido e quieto em um líder carismático de nosso jovem elenco. Ele deu o desempenho envolvente e emocional que é o núcleo de toda a série. Vê-lo trabalhar se tornou algo que não apenas os diretores adoravam, mas toda a equipe. Todos foram atraídos quando ele entrou no set e cruzou a barreira mágica entre fora da tela e dentro.

Além disso, irradiava a bondade e a inteligência que o tornaram um aliado de cada um dos atores e de todos nós que o conhecíamos. Ninguém trabalhou mais duro, desde seu mergulho livre na Unidade Subaquática até seu trabalho incansável de personagem na preparação… e ele fez tudo parecer fácil. Ao público foi negado um futuro brilhante com este grande ator, mas nós de ‘O resgate na caverna tailandesa’ perdemos algo mais intangível. Ele era o melhor de nós – para o mundo, ele era um embaixador da famosa simpatia e graça tailandesa, mas em um nível pessoal, ele era nosso amigo”.

Os 13 sobreviventes da caverna

No documentário os jovens do time de futebol ‘Javalis Selvagens’ e seu técnico contam como conseguiram sobreviver depois de ficarem presos na caverna de Tham Luang. O documentário também conta com os depoimentos dos familiares, equipe de resgate e até jornalistas que cobriram o resgate na época.

Veja o trailer do documentário:

Ficha Técnica:

Série: Os 13 sobreviventes da caverna
Sinopse: Neste documentário cativante, os jovens de uma equipe juvenil de futebol contam como conseguiram sobreviver depois de ficarem presos na caverna Tham Luang em 2018.
Data de lançamento: 05 de outubro de 2022 (Brasil)
Países de origem: Tailândia – Estados Unidos
Idioma: Tailandês e inglês
Gênero: Documentário
Classificação: 10 anos
Duração: 1 hora de 43 minutos
Onde assistir: Netflix

Entenda o caso

  • No dia 23 de junho, 12 meninos de um time de futebol e o técnico faziam um passeio de bicicleta e entraram na caverna para se proteger do mau tempo. A chuva ficou intensa, e a água subiu muito rápido, deixando o grupo preso.
  • Eles ficaram isolados e sem comida por 9 dias. Em 2 de julho, mergulhadores ingleses encontraram o grupo, debilitado e com muita fome, a 4 km da entrada da caverna e entre 800 m e 1 km de profundidade.
  • O resgate durou 3 dias. No domingo 8 de julho e na segunda (9), foram retirados quatro garotos em cada dia. Na terça-feira (10), foram resgatados mais quatro meninos e o técnico.
  • Cada garoto foi conduzido por pelo menos 2 mergulhadores e usou máscara facial de oxigênio durante o percurso até a entrada da caverna, que dura 6 horas. Vários trechos são muito estreitos, com água turva e baixa visibilidade.
  • Os resgatados foram levados de helicóptero para hospital, onde ficaram em quarentena e observação.
(Informações do G1).

Saiba como foi a história completa do extraordinário resgate dos meninos da caverna na Tailândia nesta matéria da BBC: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44827229

 

Já assistiram a minissérie? Não deixem de conferir também o comentário e conta aqui pra gente o que achou.

 

Fontes: (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) | Fotos: Netflix

Veja também!