Tropas se retiram do parlamento sul-coreano após votação pela revogação da lei marcial

Foto: Yonhap via Korea Herald

Na madrugada de quarta-feira (4), em horário local, as tropas sul-coreanas se retiraram completamente do prédio da Assembleia Nacional, localizado em Yeouido, no centro de Seul, segundo confirmou o gabinete do presidente do parlamento à mídia local.

A retirada ocorreu pouco depois da votação unânime da Assembleia Nacional para anular a declaração de lei marcial do presidente Yoon Suk Yeol. Dos 190 parlamentares presentes, todos votaram pela revogação às 1h01.

Imagens capturadas anteriormente mostravam soldados quebrando janelas para entrar no plenário principal. Tropas também foram posicionadas na entrada principal do prédio, impedindo o acesso de civis, e nos corredores externos da câmara onde os legisladores estavam reunidos.

Relatos da mídia local indicam que funcionários do parlamento enfrentaram as tropas, utilizando extintores de incêndio para barrar a entrada dos militares no local.

A revogação, no entanto, ainda depende de um decreto oficial do presidente Yoon Suk Yeol para que a lei marcial seja oficialmente retirada.

Fonte e foto: (1)

Veja também!