10 curiosidades que você precisa saber sobre o Cazaquistão

O Cazaquistão é um país localizado na Ásia Central e antiga República Soviética, com mais de 18 milhões de habitantes, e 2.725.000 km². Assim, o tornando um dos maiores países sem ter saída para o oceano, e 9° maior do mundo em área territorial.

O país contém uma diversidade étnica, cultural, e gastronômica incrível, além do seu Q-pop, que vem crescendo e tendo reconhecimento cada vez mais pelo mundo.

Foto: Polina Skaia | Unsplash

Descubra 10 curiosidades sobre o Cazaquistão que lhe deixará maravilhado!

01. O país contém a maior e primeira base de lançamento de foguetes do mundo. Vem sendo usada desde a época da URSS e, até hoje, a Rússia realiza pelo menos três ou quatro lançamentos de foguetes todos os anos.

Baikonur no Cazaquistão | KazTAG

 

Foto: Pixabay

 

02. É um dos países com maior variedade de etnias do mundo, sendo 131 grupos étnicos oficialmente representados.

curiosidades cazaquistão

curiosidades cazaquistão

03. A bebida tradicional do Cazaquistão é o leite de cavalo fermentado. Um dos pratos típicos mais famosos é feito a base da carne do mesmo animal, acompanhado por macarrão, cebola, e demais temperos. O prato se chama “cindo dedos” pois, eles de fato, comem com os cinco dedos das mãos.

curiosidades cazaquistão
Foto: Divulgação


04. É o maior país do mundo fechado por todos os lados, sem ter saída para o oceano. No entanto, o governo tem uma base marinha localizada no Mar Caspian, que contém grandes quantidades de petróleo.

curiosidades cazaquistão
Foto: 123rf

 

05. Conquistou sua independência da União Soviética em 1991 e desde então o mesmo presidente ficou no poder do país até 2019, quando renunciou ao cargo, por falta de apoio público e muita pressão.

curiosidades cazaquistão
Nursultan Nazarbayev comandava o maior país da Ásia Central há quase 30 anos.

 

06. Brasileiros não precisam de visto para visitar o país. Porém, a permanência possui um limite de até 30 dias.

07. O nome do país deriva de origem persa, “Cazaqui” significa aventureiro, independente, e “Stão”, terra ou nação. Sendo assim, a terra dos aventureiros

08. O Leopardo da Neve é um animal símbolo da cultura cazaque, eles vivem nas montanhas do país e são muito admirados por sua coragem, inteligência, e independência.

curiosidades cazaquistão
As pessoas podem encontrar e identificar facilmente estátuas de leopardos das neves dentro e ao redor de Almaty, também devido ao fato de que o animal faz parte do brasão da cidade | Wikimedia Commons

 

curiosidades cazaquistão
Foto: Reuters

 

09. 26% da população do país é cristã e 73% é muçulmana. Porém, não radicais e as religiões por lá são muito respeitadas.

10. Q-pop, ou Pop Cazaque, é uma abreviação para o novo estilo musical em ascensão no Cazaquistão. O termo é inspirado no K-pop de origem sul-coreana. O objetivo dos jovens idols cazaques, é mostrar ao país um novo estilo, debatendo assuntos importantes através das letras das músicas. É, também, trazer aos jovens uma nova realidade em que se sintam confortáveis, apesar da grande crítica e oposição de algumas pessoas.

E aí, já sabia de alguma dessas? Nos conte nos comentários!

Saiba mais sobre Q-pop:



 

Fontes: (1) (2)

 

+ posts

Tenho 14 anos, sou natural do Rio Grande do Sul, aliás, sou apaixonada por cada pedacinho da Ásia!
Amo música, livros, e doramas, principalmente de ação.
Que tal embarcar com a família Ásia On nessa aventura?

Comentários