Dia 14 de março é comemorado o Dia Branco, a data é celebrada no Japão, Coreia do Sul, China e Taiwan.
No dia 14 de fevereiro, nosso site fez uma matéria sobre o Dia dos Namorados pelo mundo, onde falamos sobre os costumes e tradição de cada país da Ásia.
Os Namorados
O Japão é um país privilegiado em muitas coisas, até em relação ao Dia dos Namorados, pois possui dois: o Valentine’s Day, no dia 14 de fevereiro e o White Day, comemorado no dia 14 de março. No Valentine’s Day, o costume é as mulheres presentearem os homens com chocolate.
Já no White Day (Dia Branco), é a vez dos homens retribuírem. Eles dão às mulheres chocolate branco, cookies ou doces com marshmallow. Se for para a mulher amada, os homens podem dar outros tipos de presentes como roupas, lingerie ou até joias.
O White Day é uma data inventada por uma fábrica de marshmallow no Japão em 1978, era conhecido originariamente como o “Dia do Marshmallow“. Somente depois de alguns anos, que houve a mudança para “White Day” (Dia Branco).
A data se tornou muito popular entre os japoneses, assim, se expandindo à outros países da Ásia, como Coreia do Sul, Taiwan e China. Apesar de se chamar Dia Branco, você não precisa dar chocolate ou doces brancos. Chocolates escuros e cookies diversos e coloridos também são permitidos.
Durante o White Day, as prateleiras das lojas especializadas ficam repletas de chocolates e doces e, assim como o Valentine´s Day, existem vários tipos de chocolates e doces que devem ser dados conforme o grau de relação com a pessoa a ser presenteada.
Os principais são o honmei-choco (chocolate do amor), que são dados para as namoradas ou paqueras, o giri-choco (chocolate de cortesia) para as colegas de trabalho, clientes ou com quem temos apenas obrigação social, o tomo-choco (chocolate de amigo) que deve ser dado apenas para as amigas próximas e o family-choco (Chocolate da Família) que são dados para os parentes do sexo feminino.
Vai um chocolate aí?
Assim como no Japão, a Coreia do Sul, China e Taiwan também criaram o hábito de retribuir chocolates no Valentine ‘s Day e White Day, já faz parte da cultura e é tido como uma obrigação social. Sendo assim, não participar da troca de chocolates pode ser interpretado como deselegância para eles. Embora essa data tenha sido criada estritamente para fins comerciais, já enraizou na cultura nos corações dos asiáticos.