Conheça o gênero musical Trot

trot

Trot ou teuroteu (트로트), é um gênero da música pop coreana, conhecido como o predecessor do K-pop. O nome deriva da palavra “foxtrot” e foi influenciado por uma dança de salão.

O trot apareceu durante o domínio japonês por volta de 1900 e foi influenciado por elementos musicais japoneses, ocidentais e coreanos. No Japão, o trot leva o nome de Enka, que foi importado para a Coreia, assim pode-se dizer que é um estilo musical coreano. Logo após o fim da Guerra da Coreia, havia muitas canções sobre separação do norte e sul, famílias sendo dilaceradas pela guerra e pessoas chorando por seus entes queridos.

Trot se tornou muito popular e, com o passar do tempo, as letras começaram a envolver política, amor e vida cotidiana. A música Trot das últimas décadas pode ser rápida, calma, romântica ou inspirada no bolero, mas tem mantido uma característica desde o seu início: o ritmo simples e o uso da Escala Yonanuki (Escala Menor, sem o Re e o Sol).

A gravação de “In Praise of Death“, canção de Yun Sim-deok (cantora soprano) de 1926, é considerada como o primeiro yuhaeng changga“, hoje em dia conhecido como trot, foi gravada pela Nitto Records. A cantora teve um caso com um homem casado chamado Kim U-Jin, com quem fugiu. Logo em seguida, em uma viagem de barco ao Japão em 1926, atirou-se ao mar. Depois da morte de Yun Sim deok, essa história tornou a música amplamente conhecida, vendendo mais de 100.000 cópias.

A vida de Yun Sim-deok serviu de inspiração para dois filmes e um drama. O primeiro filme, de 1969, intitulado Yun Sim-Deok, foi dirigido por An Hyeon-cheol (안현철). O segundo foi um filme de 1991, chamado Canção da Morte, dirigido por Kim Ho-sun, que posteriormente veio a ganhar vários prêmios na Coreia do Sul. Um drama também foi feito em 2018, com Shin Hye Sun e Lee Jong Suk como protagonistas, o drama original da Netflix foi intitulado como Louvor à Morte

 

Posteriormente, na década de 1930, o trot passou a ser produzido por letristas e compositores coreanos. Após o fim da Segunda Guerra Mundial e do domínio colonial japonês sobre a Coreia, o trot começou a tornar-se mais ocidental. O trio feminino The Kim Sisters tornou-se popular durante este período e suas apresentações chamaram a atenção tanto dos soldados estadunidenses na Coreia quanto do público dos Estados Unidos, quando apresentaram-se no programa The Ed Sullivan Show, durante a década de 1960.

trot
Foto: Divulgação | Wikiwand

A música trot é tão popular que até alguns idols de k-pop tentaram a sorte cantando esse gênero musical. Como, Daesung do BIGBANG que lançou dois singles de trot, e a Yuri e SooYong do SNSD.

 

Os meninos do Super Junior, formaram o sub-grupo Super Junior T Group (T de Trot).

Em 2014 a KBS produziu o drama Trot Lovers que abordava como tema central o Trot, o qual fez grande sucesso, tanto nacional como internacionalmente. E se você acompanha algum programa de variedades da Coreia, já deve ter visto muitos cantores de trot famosos por lá, como Park Hyun Bin e Hong Jin Young que já apareceram em Roommate 2. Hong Jin Young é atualmente conhecida na Coreia do Sul como a rainha do Trot.

 

Vocês já tinham ouvido falar sobre trot? Qual música vocês mais gostam?

 

 

 

Fonte (1) (2) (3)
+ posts

Apaixonada pela cultura asiática há 10 anos, sou kpopper, dorameira e apreciadora das comidas com muito orgulho! Tenho 22 anos e sou de São Paulo. Como porta-voz do Asia ON irei dar o meu melhor para trazer muito conteúdo novo para vocês, cuidem de mim chingus!!!

Comentários